bruno blecher

Bruno Blecher

Jornalista e escritor

Currículo

Graduado pela Faculdade Comunicação Social Cásper Líbero, é jornalista especializado em agronegócio e meio ambiente há 34 anos. Durante este longo período, construiu uma grande rede de contatos que certamente pode ajudar a conectar a ARXS ao seu público-alvo.

1986/1990

Repórter do Suplemento Agrícola de O Estado de S.Paulo.

1987

Lança o “Nova Terra”, um dos primeiros programas de rádio sobre ecologia do Brasil, do qual foi produtor e apresentador até 1990.

1990/2002

Editor do caderno Agrofolha, da Folha de S.Paulo. Editou o caderno “Fome”, menção honrosa do XVI Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (1994) e participou do caderno especial “Trabalho Infantil”.

1998

Prêmio Embrapa de Jornalismo (primeiro lugar), promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com a reportagem “Brasil usa e abusa dos agrotóxicos”.

2000

Prêmio Embrapa (segundo lugar) com a matéria “Camponês faz indústria na caatinga”.

2002/2007

Sócio proprietário da TodaMídia, empresa de comunicação empresarial. Teve como clientes a Valtra (empresa de tratores), ABCZ, Semex, Laranja Brasil. Desenvolveu duas campanhas de marketing:  “Laranja Brasil”, destinada a alavancar o consumo de suco de laranja no país, e “Genoma do Boi”, consórcio entre a Central Bela Vista e a Fapesp. Também criou e editou o site AgriMídia, do Observatório de Imprensa (Alberto Dines) para valorizar o jornalismo do agro.

2007

Redator de “Jornalismo Preventivo e Cobertura de Situações de Risco, Guia para Profissionais da Imprensa com enfoque na Gripe Aviária”, editado pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância).

2008

Coordenador de jornalismo do Canal Rural, da RBS.

2009/2010

Promoção de eventos e assessoria de imprensa. Coluna de agronegócio publicada por 30 jornais e sites do país.

2011/2019

Diretor de Redação da revista Globo Rural (site, eventos e redes sociais). Criou o Prêmio Fazenda Sustentável (2013), que está na oitava edição. Na Globo Rural, fez várias reportagens sobre bioeconomia na Amazônia, Caatinga e Cerrado. Também criou o projeto Caminhos da Safra, sobre infraestrutura e logística do agronegócio.

Participou como entrevistador de três programas Roda Viva, da Tv Cultura (Roberto Rodrigues, Ricardo Salles e Tereza Cristina).

2010/2019

Comentarista de agro na rádio CBN, durante o programa CBN Brasil com Carlos Alberto Sardenberg.

2020

Além de sócio da Fato Relevante, é produtor e apresentador do podcast EstúdioAgro, que promove o agro sustentável.